Olá, fãs de Civ! Aqui é Sarah, sua gerente de comunidade, e estou de volta com mais um Diário dos Desenvolvedores. Hoje, vamos nos aprofundar nos Líderes e Civilizações, dois dos principais ingredientes da franquia Civilization. E quem melhor para esmiuçar esse assunto do que o Lead Franchise Producer Dennis Shirk, um veterano da Firaxis com mais de 19 anos de casa? Vamos lá, Dennis, é com você!
Olá a todos, aqui é Dennis Shirk, da Firaxis! Líderes e civilizações ocupam um lugarzinho especial no meu coração, e estou animado para contar para vocês alguns detalhes sobre esses assuntos quando pensamos no Civilization VII. Explicarei o processo de decisão por trás de quais líderes e civilizações selecionamos para o jogo, contarei por que adicionamos o novo recurso de misturar e combinar, falarei de algumas novidades que chegarão com o Civilization VII e abordarei um pouco do que ainda vem por aí. Vamos nessa!
A escolha dos líderes e das civilizações
A maneira como escolhemos os líderes e civilizações que são inseridos no jogo evoluiu ao longo dos anos, e demos um salto ainda maior em relação ao Civilization VII. Nos jogos anteriores da franquia, o processo de seleção era geralmente bem livre: um designer poderia pensar: "Essa opção pode ser uma boa", e isso era tudo que precisava para uma escolha entrar no jogo. À medida que a franquia cresceu e mais jogadores de todo o mundo se juntaram à comunidade de Civ, tivemos que ser mais criteriosos sobre quais líderes e civilizações fazem sentido no jogo.
Normalmente, pensamos em líderes e civilizações de acordo com alguns critérios:
- Importância histórica.Se pedirmos aos jogadores para pensar sobre a história da humanidade, muitas vezes algumas civilizações ou figuras do passado vêm à cabeça na mesma hora. No geral, líderes e impérios que deixaram uma marca duradoura no mundo são sempre fortes candidatos.
- Representatividade dos jogadores. Particularmente na última década, tanto a comunidade quanto nossa capacidade de nos conectar com jogadores de todo o mundo cresceram de forma exponencial. A representatividade é bastante importante para muitos jogadores de Civ, especialmente para aqueles que por muito tempo podem ter sido sub-representados.
- Jogabilidade interessante. Naturalmente, líderes e civilizações precisam ser divertidos de jogar. Pensamos em pessoas que trilharam caminhos particularmente interessantes pela história e civilizações que têm um alto potencial de jogabilidade única.
Esse processo de seleção mudou bastante com alguns dos novos recursos que trouxemos para Civilization VII. Duas coisas em particular mudaram nosso cálculo interno: as Eras e o recurso de misturar e combinar líderes e civilizações.
Como já foi dito por Ed, as Eras dividem a história em capítulos jogáveis distintos, e cada civilização é única em sua Era. Um dos resultados e benefícios diretos desse sistema é que agora podemos ir "mais fundo" com as civilizações. Em vez de uma civilização precisar atender ao requisito de ter importância histórica por toda a história, agora podemos aplicar esse pensamento a apenas uma Era. Axum ou Índia Máuria são bons exemplos disso. São culturas que tiveram grande importância durante um período específico da história.
Com a possibilidade de misturar e combinar líderes e civilizações, nós desvinculamos o que anteriormente vinha como um pacote. Isso traz um resultado bastante libertador porque, no passado, os líderes tinham que ser a figura mais popular ou conhecida de sua respectiva civilização, o que geralmente significava focar em um governante, reis e rainhas, presidente ou alguma outra figura política. Agora, em Civilization VII, grandes figuras da filosofia, dos direitos humanos, da ciência e muito mais são agora elevadas ao estatuto de líderes, como Confúcio e Benjamin Franklin.
Existem também as Personalidades. Muitos líderes e civilizações históricas tiveram histórias complexas e multifacetadas. Nós introduzimos as Personalidades em Civilization VI como uma forma de reconhecer figuras históricas que têm laços com civilizações diferentes, ou aquelas que se destacaram em duas áreas distintas e importantes da arte de governar. As Personalidades estão de volta em Civilization VII, agora com maior foco nesse último aspecto, já que a possibilidade de misturar e combinar líderes e civilizações acaba cobrindo o primeiro. Cada Personalidade vem totalmente equipada com seu próprio conjunto de recursos exclusivos do líder, contando com uma Habilidade e uma Agenda exclusivas, assim como um traje e um histórico distintos. Um exemplo em Civilization VII é Napoleão*, que pode ser jogado com sua Personalidade de Imperador** ou como sua Personalidade de Revolucionário***, refletindo os períodos de sua vida durante a Revolução Francesa e seu domínio subsequente como imperador.
Uma última coisa que é importante ressaltar é que os líderes e as civilizações não são selecionados por uma única pessoa ou departamento aqui no estúdio, isso é um esforço totalmente colaborativo de toda a equipe. Participam a equipe de arte, historiadores, designers, a comunidade... Todos desempenham um papel importante na definição da lista, trazendo suas perspectivas únicas. São necessárias muitas cabeças pensando em conjunto para dar vida aos líderes e civilizações!
Por que misturar e combinar?
Uma dos recursos mais notáveis de Civilization VII é a possibilidade de misturar e combinar líderes e civilizações. Falei um pouco sobre isso acima, mas queria detalhar um pouco mais para vocês como pensamos nisso.
Um dos principais motivos para adicionarmos o recurso de misturar e combinar foi para dar suporte às Eras. Em jogos anteriores da franquia, você sempre jogava como o mesmo líder e civilização durante todo o jogo como um combo. Com seu império sendo representado por várias civilizações diferentes em uma campanha completa em Civilization VII, seria preciso garantir que os jogadores ainda tivessem um forte senso coeso de com "quem" eles estavam jogando, e contra quem.
Com as Eras, pensamos em várias abordagens diferentes sobre como poderíamos lidar com as civilizações e líderes. Isso incluía a ideia de alternar líderes por Era, bem como projetar as civilizações em "camadas", como o que temos para a Índia (de Máuria, para Chola, para Mogol).
Cada uma dessas opções fracassou de maneiras diferentes. Estávamos convencidos de que trocar de líderes seria particularmente confuso para entender com quem você estava jogando. Os jogadores costumam dizer que estão fazendo alianças ou travando guerra contra Cleópatra, Gandhi ou Montezuma, não contra o Egito, Índia ou os astecas. E se o líder muda no meio do jogo, essa narrativa é interrompida dentro da cabeça do jogador.
Da mesma forma, escolher apenas civilizações que tenham as três "camadas" completas, como em uma linhagem histórica direta, significa que teríamos que ser muito limitados em quem poderíamos considerar para Civilization VII. Você só poderia escolher civilizações cujo passado abrange toda a história, o que significa que isso não incluiria a América.
Isso nos traz de volta ao "por que misturar e combinar" e, de certa forma, por que ter as Eras? Por meio desse recurso, podemos garantir que você mantenha um forte senso de identidade para seu império e para seus amigos e seus rivais no cenário mundial. Criar "caminhos" históricos em vez de "camadas" estritas de um império fornece muito mais rejogabilidade e nos permite representar um conjunto mais diverso de culturas. Podemos expandir os líderes e chegar a novas categorias, destacando figuras que contribuíram para a humanidade de maneiras que muitos jogadores podem estar descobrindo ao jogar Civ. E, é claro, a estratégia! Cada líder tem um estilo de jogo único, e você poderá misturar esse estilo de jogo com as características exclusivas de cada civilização durante a Era.
Quais são as novidades de Civilization VII?
Agora que passamos pelas mudanças estruturais e categóricas, vamos analisar os componentes reais dos líderes e civilizações.
Como mencionamos antes, cada civilização está vinculada a uma Era específica, e você pode experimentar essa civilização no auge de seu poder. Cada civilização vem equipada com uma Habilidade exclusiva, uma Infraestrutura exclusiva, uma Árvore Cívica exclusiva, uma Maravilha associada, Unidades exclusivas (civis e militares) e, normalmente, uma Tendência Inicial quanto à localização. Combinados, esses fatores contribuem para um certo estilo de jogo, categorizado em Militar, Diplomacia, Expansão, Ciência, Cultura e Economia.
Por exemplo, a China Han é uma civilização da Antiguidade. Ao completar a Árvore Cívica exclusiva dos Han, você pode desbloquear as Tradições Guanxi, Jiu Qing e/ou Tianxia, cada uma delas disponível para ser incluída nas políticas sociais do seu império em Eras futuras, independentemente da civilização escolhida.
A China Han tem uma Infraestrutura exclusiva na Grande Muralha, uma Melhoria exclusiva. Em contraste, a Infraestrutura exclusiva de Roma vem na forma de seu Bairro exclusivo, o Fórum, que é criado ao combinar as duas Edificações exclusivas de Roma, o Templo de Júpiter e a Basílica, juntos em um único Distrito. Infraestruturas exclusivas, como a Grande Muralha e o Fórum Romano, são Atemporais, o que significa que seus efeitos duram por todas as Eras, e você não pode construir sobre elas.
As Unidades Civis exclusivas também têm estilos diferentes. O Shì Dàfū da China Han é como um minissistema de "Grandes Personalidades": cada Shì Dàfū fornece uma recompensa diferente, é recebido apenas uma vez e aumenta em custo. O Caçador de Jaguar de Maya, por outro lado, substitui o Batedor e dá à unidade o poder de criar uma armadilha invisível em painéis de Vegetação para causar dano a unidades inimigas e acabar com o movimento delas.
Todas as civilizações têm uma Maravilha associada, dando a elas a possibilidade de desbloquear essa Maravilha mais cedo por meio de sua Árvore Cívica exclusiva e um bônus de produção ao construí-la. No entanto, essas Maravilhas não são exclusivas. Se esperar muito tempo para construir sua Maravilha associada, poderá descobrir que outro jogador já realizou esse feito!
Para os líderes, cada um vem com uma Habilidade e uma Agenda exclusivas e uma Tendência Inicial. Mais uma vez, esses fatores contribuem na definição do seu estilo de jogo para as categorias mencionadas acima. Em Civilization VII, a IA sempre combinará líderes e civilizações com a escolha ideal mais óbvia, normalmente determinada por laços históricos ou geográficos. Você verá essas opções também na forma de um pequeno ícone de retrato ao iniciar um novo jogo, mas, graças ao recurso de misturar e combinar, você pode escolher livremente qual líder e civilizações deseja combinar. Se você estiver jogando mais por estratégia do que por precisão histórica, provavelmente desejará combinar o estilo de jogo de um líder com o estilo de jogo da civilização.
Uma novidade quanto aos líderes de Civilization VII é o sistema de Atributos. Os Atributos oferecem uma maneira de personalizar ainda mais seu líder durante o jogo e são divididos em seis categorias: Cultural, Diplomático, Econômico, Expansionista, Militarista e Científico. Seus líderes e civilizações têm diferentes pontos fortes nessas categorias, determinando a afinidade que você tem para ganhar pontos de Atributo no decorrer do jogo. Você gastará esses pontos em Árvores de Habilidades de atributos que tornam seu líder mais forte. Por exemplo, Augusto tem um grande foco em Cultura, o que faz com que você tenha mais chances de ganhar pontos de Atributo Cultural.
É muito importante ter em mente que os Atributos e seus bônus persistem através das Eras, garantindo que, enquanto seu império cresce ao longo do tempo, seu líder também se fortalece! Você pode ganhar pontos de Atributo de diversas formas: construindo certas Maravilhas, pesquisando certos Cívicos, concluindo eventos narrativos e como recompensas por alcançar marcos ao longo dos Caminhos para a Vitória.
O que vêm por aí
Líderes e civilizações são elementos crucial para a franquia Civilization, e estou muito animado para que os jogadores os experimentem em Civilization VII. Com a chegada das Eras e de recursos como a troca de civilizações e a possibilidade de misturar e combinar, conseguimos ir mais longe e mais longe do que nunca em relação às civilizações e líderes. Ed compartilhou que teremos mais civilizações no lançamento do jogo, e o mesmo vale para os líderes. Levando em consideração as Personalidades de líderes adicionais, Civilization VII será lançado com o maior número de opções de líder que já tivemos na história da franquia!
Para darmos um gostinho do que vem por aí, no próximo Diário dos Desenvolvedores abordaremos um tópico essencial de Civ que os fãs estão morrendo de vontade de saber mais: o gerenciamento de impérios. Detalharemos tudo, desde como as cidades, populações e rendimentos funcionam, o que é uma edificação de "armazém", a construção excessiva e muito mais. Se tiver qualquer dúvida, continue deixando seus comentários e compartilhando suas ideias em nossos canais de redes sociais. Como sempre, obrigado por serem os melhores fãs de todos!
*Líder Napoleão não incluído no jogo base.
**Napoleão (Imperador) está disponível como conteúdo bônus para jogadores que vincularem uma Conta 2K à conta da plataforma usada para jogar Sid Meier's Civilization VII. É necessário ter uma conexão à internet. As Contas 2K são gratuitas. Só é válida uma por Conta 2K. A recompensa será entregue automaticamente no jogo. Inválido onde for proibido. Os termos se aplicam. Acesse mais informações aqui.
***Napoleão (Revolucionário) está disponível como conteúdo bônus para jogadores que vincularem a mesma Conta 2K à(s) conta(s) da plataforma usada(s) para jogar Sid Meier's Civilization VI e Sid Meier's Civilization VII. É necessário ter uma conexão à internet. As Contas 2K são gratuitas. Só é válida uma por Conta 2K. A recompensa será entregue automaticamente no jogo. Inválido onde for proibido. Os termos se aplicam. Saiba mais informações aqui.